Mostra Marginal

A Mostra do Filme Marginal é um projeto de cinema independente que tem por objetivo valorizar e divulgar produções fora do eixo comercial – e ser um instrumento de difusão, reflexão, estímulo, formação e organização do público para um cinema popular, autoral e crítico.

A 1° Edição foi realizada em setembro de 2017 no “Espaço Outrx”, espaço cultural coletivo, colaborativo e autogerido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Foram 9 sessões, 38 filmes exibidos, com oficinas e shows durante os três dias.

A 2° Edição, em 2018, buscou se expandir para outras cidades. Entre os dias 19 e 23 de setembro, ocorreram exibições no Rio de Janeiro e em Niterói.

De 05 a 11 de novembro, o local escolhido foi a Sala Walter da Silveira na cidade de Salvador, cinema histórico e de grande importância para o audiovisual baiano.

Em 2019, recebemos 600 filmes

A 3° Edição percorreu diversas cidades. Recebemos 600 filmes de todas as regiões do país, inclusive, de lugares distantes dos grandes centros urbanos do Brasil.

Essa grande adesão apenas reforça a importância da criação e o fortalecimento de projetos de exibição, discussão e divulgação dos trabalhos audiovisuais independentes.

Entre os dias 14 e 22 de setembro de 2019, a Mostra aconteceu no Rio de Janeiro e em Niterói.

Em outubro, a Mostra realizou um panorama de três dias em Maricá, município do Rio de Janeiro. Ainda em outubro, a Mostra esteve em Belo Horizonte, do dia 16 ao dia 20.

Em Salvador, a Mostra foi realizada entre os dias 04 e 10 de novembro, novamente na sala Walter da Silveira. Assim como as exibições anteriores, não teve cobrança de ingressos.

Acreditamos que dessa forma facilitaremos o acesso da população, em geral impedida pelos altos custos das atividades culturais, a uma programação de qualidade.

Também em 2019 a Mostra realizou sua primeira apresentação internacional. No dia 15 de dezembro, no cinema ocupado La Cref Revival na cidade de Paris, na França, duas sessões foram exibidas.

Em janeiro de 2020, a Mostra foi convidada a realizar exibições em Campo Grande e Miranda, no Mato Grosso do Sul (MS). Em Campo Grande, capital de MS, as exibições ocorreram na Central de Economia Solidária e no Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira, na Comunidade Quilombola Tia Eva. Na cidade de Miranda, as exibições ocorreram em uma aldeia indígena do Povo Terena.

As edições de 2020 e 2021 não foram realizadas diante da crise sanitária no país por causa da pandemia de Covid-19.

Para saber mais sobre a Mostra clique aqui.